Atividade de Transporte de Valores


Transporte de ValoresO curso de transporte de valores (popularmente conhecido como curso de carro-forte) habilita o vigilante para a atividade de transporte de quantias em dinheiro, documentos e outras mercadorias de altíssimo valor.

Bancos, joalherias, museus, grandes lojas, e diversos outros estabelecimentos contratam tais serviços com as empresas de segurança (o vigilante é funcionário da empresa de segurança que presta serviços para esses estabelecimentos).  Podem ser utilizados veículos comuns ou um carro-forte, dependendo do valor a ser transportado. Os carros-forte, também conhecidos como Veículos Especiais de Transporte de Valores (VETV), além de serem totalmente blindados, possuem um cofre interno onde a carga fica ainda mais protegida.Você sabia que o carro-forte é um veículo de livre parada, ou seja, pode até estacionar em locais proibidos?

O momento em que a carga chega ao seu destino é um momento crucial na operação. Assim, enquanto alguns vigilantes compõem o grupo que faz a entrega ou a coleta dos malotes, uma outra equipe fica de prontidão, cobrindo a retaguarda do primeiro grupo.

Nesta atividade o sigilo em relação à carga, à rota e aos horários deve ser total. Pois uma informação em mãos erradas pode acarretar em grandes riscos à segurança. A discrição é um importante aliado para o vigilante em qualquer área de atuação, principalmente na de transporte valores.

As principais escolas oferecem o curso de extensão em transporte de valores, frequentemente com preços promocionais para quem se inscreve também em outro curso, como por exemplo, o curso básico de formação de vigilantes. Nesse caso, a pessoa pode tornar-se vigilante e ainda especializar-se de uma única vez. Essa é uma boa opção para o profissional em busca de melhores salários e oportunidades no mercado de trabalho.

Outros artigos: