O que é necessário para se tornar um Vigilante?


Caso você esteja lendo este artigo, é sinal de que tem interesse em ingressar na carreira de vigilante. Por isto, parabéns! Você escolheu uma profissão dinâmica e respeitável, com um mercado de trabalho grande e em plena expansão. Suas chances de conseguir uma vaga são ótimas. E se você não gostar da empresa em que foi trabalhar, não tem problema, afinal o mercado de segurança privada está sempre aquecido e nunca vão faltar outros empregadores contratando.

O passo inicial para ingressar na carreira é realizar o curso de vigilante (CFV). Para poder se matricular em um CFV, o cidadão (ou cidadã) precisa atender legalmente alguns pré-requisitos. Vamos conferir o que diz a Portaria 3233/2012  da Polícia Federal, que regula a atividade dos cursos de formação:

Art. 15º. Para o exercício da profissão, o vigilante deverá preencher os seguintes requisitos, comprovados documentalmente:

  • Ser brasileiro, nato ou naturalizado;
  • Ter idade mínima de vinte e um anos;
  • Ter instrução correspondente à quarta série do ensino fundamental;
  • Ter sido aprovado em curso de formação de vigilante, realizado por empresa de curso de formação devidamente autorizada;
  • Ter sido aprovado em exames de saúde e de aptidão psicológica;
  • Ter idoneidade comprovada mediante a apresentação de certidões negativas de antecedentes criminais, sem registros indiciamento em inquérito policial, de estar sendo processado criminalmente ou ter sido condenado em processo criminal de onde reside, bem como do local em que realizado o curso de formação
  • Estar quite com as obrigações eleitorais e militares.

Além destes requisitos legais, os vigilantes devem ter um certo tipo de perfil condizente com as atribuições do cargo. Por exemplo, um vigilante deve ter a capacidade de manter-se calmo em situações de pressão, ter uma postura séria e transmitir o respeito que o cargo exige. Não é qualquer um que possui o perfil adequado para andar armado e fornecer a segurança a pessoas e a bens.

Saiba mais sobre a profissão do vigilante no nosso Blog. E confira esse artigo sobre os preços dos cursos de vigilante pelo Brasil.

Você está preparado?

Outros artigos: