4 perguntas antes de escolher sua Escola de Formação


Se você quer se tornar um vigilante ou já é um e quer fazer um curso de extensão, inevitavelmente vai se deparar com a seguinte dúvida: como escolher a escola de formação?

Muita gente responde essa pergunta da maneira mais fácil, escolhendo a escola que oferece os cursos mais baratos ou ainda escolhendo a escola pela proximidade de sua residência.

Cuidado para o tiro não sair pela culatra!

Imagina você investir seu dinheiro em um curso e descobrir depois que ele não é homologado pela Polícia Federal. Ou então que o curso não é bem visto pelas empresas de segurança privada. Para não correr riscos, antes de escolher sua escola para fazer o curso de formação ou cursos de extensão, faça as seguintes perguntas:

 

1 O curso é reconhecido pela PF?

 

Isso é básico. O curso deve ser possuir autorização da Polícia Federal. Se não, o certificado de conclusão que você obtiver, não vai valer de nada. Certifique-se de que o curso no qual você quer se matricular é autorizado. Se você tem dúvidas, de onde procurar, dê uma olhada no nosso cadastro de escolas e cursos de formação de vigilantes.

 

2 O curso é dado com o auxílio de bons equipamentos?

 

Se você quer fazer um curso de extensão em transporte de valores, a escola deve ter a disposição um carro forte adequado. Se você quer fazer um curso de extensão em equipamentos não-letais, é importante que você tenha acesso a espargidores e armas de choque durante as instruções. E por ai vai. Quando visitar a escola, peça para ver os equipamentos relativos ao curso que você quer fazer.

 

3 A escola possui infra-estrutura adequada?

 

Não é só de salas de aula que é feita uma escola, principalmente quando o assunto é formação de vigilantes. Um curso de vigilância bancária, por exemplo, necessita de uma porta giratória para simular situações que ocorrem em um agência de banco. As aulas de tiro devem ser dadas em estande próprio (que é situação ideal) ou estande de terceiro ao qual a escola tenha acesso. Além disso, deve ser respeitado o número máximo de 45 novos alunos por sala.

 

4 O curso é bem visto pelo mercado de trabalho?

 

Alguns cursos são mais bem vistos do que outros por quem entende do assunto, ou seja, pelas empresas de segurança. Então, na hora de escolher sua escola, leve em consideração, além das 3 pergunta anteriores, se a escola tem um bom nome e se os profissionais que lá se formam têm facilidade de se encaixar no mercado de trabalho.

Outros artigos: