Atividade de Escolta Armada


Escolta Armada

Escolta Armada é o serviço executado por empresa especializada em vigilância e transporte de valores, no auxílio operacional ao transporte de valores ou carga valiosas.

A escolta armada será executada com veículos comuns, guarnição formada por pessoal adequadamente preparado para esse fim, uniformizado e armado.

Ainda sobre estes veículos, é necessário que os mesmos possuam 4 portas (não podem fazer a escolta veículos de apenas duas portas), que os mesmos também possuam inscrição externa que permita a fácil identificação do veículo e um sistema de telecomunicação que permita a comunicação ininterrupta com a central da empresa.

Os vigilantes empenhados na atividade de escolta armada deverão compor uma guarnição mínima de 04 (quatro) vigilantes, por veículo, já incluído o condutor, todos especialmente habilitados. Sendo que nos casos de transporte de cargas ou valores de baixo valor, a critério do contratante, a guarnição referida poderá ser reduzida até a metade, ou seja, 02 (dois) vigilantes por veículo.

A execução da escolta armada será iniciada, obrigatoriamente, no âmbito da Unidade da Federação em que a empresa possua autorização. Ou seja, empresas autorizadas no estado de São Paulo poderão fazer a escolta de valores até o Rio de Janeiro, porém, desde que o transporte dos valores seja iniciado dentro do estado de São Paulo.

Assim como nos demais cursos de extensão, fazer o curso de formação de vigilantes é pré-requisito são para o curso de escolta armadaAs principais escolas de formação de vigilantes oferecem, entre outros, cursos de extensão em escolta armada.

Outros artigos: